Subcontinente Indiano: Paquistão

CODAP

CODAP

" Educando para construir um futuro melhor "

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Paquistão

                                                  

Capital  -  Islamabad
Língua oficial -  Urdu e inglês
Área Total -880 940 km²
O paquistão é um país do Sul da Ásia. Localizado na região onde convergem o Sul da Ásia, a Ásia Central e o Oriente Médio, o país limita com o Irã e o Afeganistão a oeste, a China a nordeste e a Índia a leste, ademais de ser banhado pelo Mar Arábico ao sul, com um litoral de 1.046 km de extensão.
O Paquistão é o sexto país do mundo em população e possui uma das maiores populações muçulmanas do planeta. Seu território pertenceu à Índia Britânica e tem uma longa história de assentamento e civilização, inclusive a civilização do Vale do Indo.
- A área do Paquistão é de 881 640 km², equivalente à soma das superfícies de França e Reino Unido (ou de Minas Gerais e Rio Grande do Sul, no Brasil). A região leste do país encontra-se sobre a placa tectônica indiana, enquanto que as regiões oeste e norte estão no planalto iraniano e sobre a placa eurasiática.
- O clima é variado, com invernos frios e verões quentes no norte, e com um clima ameno no sul, moderado pela influência do oceano. No centro do país, os verões são muitos quentes, com temperaturas que podem atingir 45 °C, seguidos de invernos bem frios, com freqüência abaixo de zero grau. A precipitação é baixa, entre menos de 250 mm e mais de 1 250 mm, em geral trazida pelas monções de sudoeste no final do verão.
- A população estimada do Paquistão em 2010 foi mais de 170 milhões,tornando-o sexto país mais populoso do mundo, atrás do Brasil e à frente da Rússia. Em 1951, o Paquistão tinha uma população de 34 milhões. A taxa de crescimento da população está agora em 1,6%. A maioria da população do sul do Paquistão vivem ao longo do rio Indus.
O Paquistão é um país multilingue com mais de sessenta línguas sendo faladas. Inglês é a língua oficial do Paquistão.
- No paquistão 96% da população do Paquistão era muçulmana. Existem pequenos grupos religiosos não-muçulmanos: cristãos, hindus, sikhs, budistas, zoroastristas, bahá'ístas, animistas e outros, totalizando 2% da população.
- Forças Armadas - De caráter completamente voluntário, as forças armadas do Paquistão são as sétimas maiores do mundo. As três principais forças são o exército, a marinha e a força aérea, apoiadas por algumas organizações paramilitares responsáveis pela segurança interna e pela patrulha das fronteiras.
O Paquistão é uma potência nuclear.
As forças armadas paquistanesas estão entre os maiores contribuintes de tropas para operações de manutenção da paz das Nações Unidas; mais de 10 000 homens foram empregados nessa área em 2007. O Paquistão enviou um contingente à primeira guerra do Golfo.
- O Paquistão participa ativamente das Nações Unidas e da Organização da Conferência Islâmica. Integra também a Associação Sul-Asiática para a Cooperação Regional e a Organização para Cooperação Econômica
.
            
                                           
                                                

Nenhum comentário:

Postar um comentário