Subcontinente Indiano: Bangladesh

CODAP

CODAP

" Educando para construir um futuro melhor "

Pesquisar este blog

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Bangladesh

                                                                
Capital     Daca
Língua oficial     Bengali
Governo - Estado unitário /Democracia parlamentar
Área   Total -     143 998 km²


Bangladesh é um país asiático rodeado quase por inteiro pela Índia, excepto a sudeste, onde tem uma pequena fronteira terrestre com Myanmar, e a sul, onde tem litoral no Golfo de Bengala. O país está listado entre as economias "Próximos Onze".

- O Bangladesh é um país com poucas elevações acima do nível do mar, com grandes rios em todo seu território situado ao sul da Ásia. Sua costa é uma imensa selva pantanosa de 710km de comprimento, limitando ao norte do Golfo de Bengala. Formada por uma grande planície formada pelo delta dos rios Ganges, Brahmaputra e Meghna e seus afluentes, as terras de aluvião do Bangladesh são muito férteis, uma vez que são vulneráveis à inundações e à seca.
Os desastres naturais como inundações, ciclones tropicais, tornados e marés em rios são normais no Bangladesh todos os anos. O país é afetado por grandes ciclones a uma média de 16 por década. Em maio de 1991, um ciclone arrasou a costa sudeste, matando 136 000 pessoas.
O Bangladesh tem um regime parlamentar, unicameral. A Assembleia Nacional é o órgão legislativo e os mandatos dos 345 deputados são renovados em cada 5 anos.
O presidente do Bangladesh é eleito pela Assembleia Nacional para mandatos de 5 anos com poderes limitados, exceto durante as negociações para um novo governo.
O primeiro-ministro é nomeado pelo presidente de entre os membros da maioria parlamentar.
Na economia do Bangladesh, o desenvolvimento da agricultura é dificultada pela elevada fragmentação da propriedade fundiária e pelas chuvas irregulares. A produção alimentar, sobretudo de cereais, é destinada ao consumo interno; A principal cultivação industrial é a do arroz (nas áreas de Mymensingh, Rangpur, Comilla e Daca. A criação de bois é abundante, mas destinado prevalentemente ao trabalho no campo. Uma parte realmente grande da população (a sétima maior do mundo) sofre de subnutrição crónica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário